Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680 / 5º andar - Copacabana - RJ
Rua Ivo do Prado, 79 / 6º andar - Campo Grande - RJ


Glaucoma
O que é?
O glaucoma é uma doença caracterizada por uma neuropatia associada a alterações do campo visual, lesão do nervo óptico e de determinadas camadas da retina, cujo principal fator de risco é a pressão intra ocular elevada, mas também pode ocorrer glaucoma de “baixa pressão”.
É uma doença crônica e tem como característica a perda silenciosa e progressiva do campo de visão e de fibras nervosas que pode levar à cegueira irreversível se não diagnosticada precocemente e não tratada de maneira adequada.
Quanto mais precoce for o diagnóstico, tratamento e acompanhamento, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.
O tipo de glaucoma mais comum é o glaucoma de ângulo aberto mas é o glaucoma agudo o mais perigoso.

Sintomas
O glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos, exceto o glaucoma agudo que é doloroso.
A doença pode estar presente e a pessoa não percebe causando uma piora do quadro e progressivamente uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão.
Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, o que totaliza 60 milhões de pessoas no mundo.
No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas.
Tratamento
A principal forma de tratamento do glaucoma é através da redução da pressão intraocular. Atualmente as técnicas mais utilizadas para a redução da pressão intra ocular são a utilização de colírios hipotensores, laser e cirurgia filtrante.
O laser e a cirurgia estão indicados quando ocorre a impossibildiade de controlar a pressão dentro de níveis seguros.

Entre as opções de laser para o tratamento do glaucoma, destacamos a trabeculoplastia seletiva (SLT) e o novo Laser micropulsado Diodo G6 como as principais opções na atualidade. Ambos são não invasivos e indolores.
O tratamento com laser diodo micropulsado G6 é um procedimento efetivo que diminui a pressão intraocular para vários tipos de glaucoma, inclusive os refratários.
Os pacientes com boa visão também podem se beneficiar deste tratamento. Ele é feito com uma sonda colocada externamente sobre a conjuntiva (transescleral) na região do corpo ciliar e vai atuar diretamente na diminuição da produção do humor aquoso.
O laser da trabeculoplastia seletiva é um laser frio nanopulsado, que atua diretamente na permeabilidade da malha trabecular, facilitando o escoamento (limpando o ralo do olho) sem causar danos ao tecido.
Trata-se de um tratamento rápido, praticamente indolor, com poucos efeitos colaterais e eficaz para o controle da pressão intraocular para pacientes com glaucoma de ângulo aberto.
Acompanhamento
O acompanhamento e controle do glaucoma é o melhor que o portador da doença pode fazer para preservar sua visão.
Uma visita regular ao seu oftalmologista com medida da pressão ocular e exames específicos (campo visual, análise das fibras nervosas - OCT do nervo óptico, retinografia e eletroretinografia) detectam as alterações sutis que podem conduzir a uma melhora do tratamento.