Buscar
  • Sergio Benchimol

Alerta Para as Doenças Raras Oculares

Em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras (28 de fevereiro), data que chama atenção para um grupo de 6 a 8 mil patologias consideradas incomuns pela medicina, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) faz um alerta à população do País sobre a importância do diagnóstico precoce dessas doenças e suas possíveis repercussões à saúde ocular.

A maioria dessas doenças tem causa genética, no entanto, há também aquelas de origem infecciosa, inflamatória e neoplásicas.


Caracterizadas por manifestações sistêmicas, as patologias raras frequentemente produzem efeitos nocivos à saúde ocular. Além disso, existem algumas delas que afetam especificamente os olhos, como as distrofias da retina e alguns tipos de câncer.

No geral, a pessoa que possui qualquer doença rara vivencia uma longa jornada até obter o diagnóstico preciso.


Nesses casos, usualmente é necessária a realização de exames genéticos, que possuem custo elevado e não estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e em muitas operadoras da saúde suplementar.

Nesse sentido, o oftalmologista pode auxiliar enormemente outros especialistas da equipe a obter um diagnóstico diferencial, especialmente para as doenças raras de caráter sistêmico, pois é muito comum existirem manifestações oculares que podem excluir ou confirmar uma hipótese diagnóstica.

Ir regularmente ao oftalmologista garante um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz para cada tipo de doença.


Cuide bem da sua saúde e da sua saúde ocular. (Fonte: Universo Visual)


Ver bem é viver bem

Sua Visão é tudo para nós!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©  Clínica de Olhos Benchimol. Todos os direitos reservados.                         Criado por Contenuti

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn