Catarata: tipos, causas, fatores de risco e sintomas

Oftalmologia

Catarata é uma opacificação do cristalino do olho formada por depósitos de proteínas ou pigmentos amarelados que diminuem a transmissão de luz para a retina na parte de trás do olho.

Tipos de Catarata

São três os tipos de catarata. Saiba identificá-los:

• Subcapsular: ocorre na parte de trás da lente. Pessoas com diabetes ou aquelas que tomam altas doses de medicamentos esteroides têm um risco maior de desenvolver uma catarata subcapsular.
  • Nuclear: forma-se profundamente na zona central (núcleo) da lente. Cataratas nucleares geralmente estão associadas ao envelhecimento.
  • Cortical: é caracterizada por opacidades brancas em forma de cunha que começam na periferia da lente e seguem até o centro de maneira semelhante à de um raio. Esse tipo de catarata ocorre no córtex do cristalino, que é a parte do cristalino que envolve o núcleo central.

Causas e Fatores de Risco da Catarata

A lente dentro do olho funciona como uma lente de câmera, focalizando a luz na retina para uma visão clara. Também ajusta o foco do olho, permitindo-nos ver claramente as coisas de perto e de longe. A lente é feita principalmente de água e proteína. A proteína é organizada de uma maneira precisa que mantém a lente clara e permite que a luz passe através dela. Mas à medida que envelhecemos, algumas das proteínas podem se aglomerar e começar a obscurecer uma pequena área da lente. Isso é uma catarata que, com o tempo, pode ficar maior e ofuscar mais as lentes, dificultando a visão. Ninguém sabe ao certo por que a lente do olho muda à medida que envelhecemos, formando cataratas. Mas pesquisadores em todo o mundo identificaram fatores que podem causar catarata ou estão associados ao desenvolvimento de catarata. Além do avanço da idade, os fatores de risco de catarata incluem:

• Radiação ultravioleta da luz solar e outras fontes
  • Hipertensão
  • Obesidade
  • Fumo
  • Uso prolongado de medicamentos corticosteróides
  • Medicamentos de estatina usados ​​para reduzir o colesterol
  • Lesão ocular prévia ou inflamação
  • Cirurgia ocular anterior
  • Terapia de reposição hormonal
  • Consumo significativo de álcool
  • Alta miopia
  • História de família

Sintomas da Catarata

Visão normal x visão com catarata

A catarata começa pequena e no início tem pouco efeito na sua visão. Você pode notar que sua visão está um pouco borrada como olhar através de um pedaço de vidro nublado.

A catarata também pode fazer a luz do sol ou uma lâmpada parecer muito brilhante ou brilhante. Ou você pode notar quando dirige à noite que os faróis que se aproximam causam mais brilho do que antes. As cores também podem não parecer tão brilhantes.

O tipo de catarata que você tem afetará exatamente quais sintomas você experimentará e em quanto tempo eles ocorrerão. Quando uma catarata nuclear se desenvolve pela primeira vez, ela pode trazer uma melhora temporária em sua visão de perto, chamada de “segunda vista”. Infelizmente, a visão melhorada é de curta duração e desaparecerá à medida que a catarata se agrava. Por outro lado, uma catarata subcapsular pode não produzir nenhum sintoma até que esteja bem desenvolvida. Se você está experimentando um desses sintomas, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos oftalmologistas para um diagnóstico completo da sua visão.

Ver bem é viver bem!

Fonte: All About Vision