Olho Seco: sintomas, causas e tratamento

Blog,Oftalmologia

Olho seco é uma desordem da superfície lacrimal devida basicamente a dois fatores: a deficiência ou a evaporação excessiva da lágrima.

As lágrimas são necessárias para manter a saúde da superfície ocular e proporcionar uma visão nítida. Pessoas com olho seco não produzem lágrimas o suficiente ou a qualidade de suas lágrimas não é adequada.

A cada piscada, a lubrificação reduz os riscos de infecção, limpa-se corpos estranhos do olho e é mantida a superfície dos olhos limpa. O excesso das lágrimas dos olhos é drenado para pequenos dutos localizados nos cantos das pálpebras que se dirigem para o nariz.

Secura persistente, sensação de areia, olhos vermelhos e queimação são sintomas comuns de olho seco.

Os olhos secos podem tornar-se vermelhos e irritados, causando uma sensação de arranhão.

Mas às vezes o seu oftalmologista pode querer medir a quantidade de lágrimas em seus olhos. Uma fina tira de papel de filtro colocado sob a pálpebra inferior, chamado de teste de Schirmer, é uma maneira de medir a produção de lágrima.

Outro sintoma de olho seco é a sensação de corpo estranho, de que tem algo dentro do olho.

E pode parecer estranho, mas a síndrome do olho seco também pode causar lacrimejamento. Isto é devido ao ressecamento da superfície do olho que acaba por estimular em excesso a produção do componente aquoso de suas lágrimas como um mecanismo protetor.

O desenvolvimento do olho seco pode ter muitas causas. Elas incluem:

– Idade: olho seco é uma parte do processo natural de envelhecimento. A maioria das pessoas com mais de 65 anos possuem alguns sintomas de olho seco;

– Gênero: as mulheres são mais propensas a desenvolver olho seco devido a alterações hormonais provocadas pela gravidez, o uso de contraceptivos orais, e menopausa;

– Medicamentos: determinados medicamentos, incluindo anti-histamínicos, descongestionantes, medicamentos para pressão arterial e antidepressivos, podem reduzir a quantidade de lágrimas produzidas nos olhos;

– Condições Médicas: pessoas com artrite reumatóide, diabetes e problemas de tireóide são mais propensas a ter sintomas de olhos secos. Além disso, os problemas com a inflamação das pálpebras (blefarite) ou inflamação das superfícies do olho podem causar olho seco;

– Condições Ambientais: exposição à fumaça, vento e clima seco podem aumentar a evaporação das lágrimas, resultando em sintomas de olho seco. A falta de piscar regularmente, como quando olhando para uma tela de computador por longos períodos de tempo, também pode contribuir para o ressecamento dos olhos;

– Outros fatores: utilização de lentes de contato por um longo prazo pode ser um fator no desenvolvimento de olho seco. Cirurgias de refração, como LASIK, podem causar diminuição da produção de lágrimas e provocar o olho seco.

O olho seco é uma condição crônica, mas o seu oftalmologista pode prescrever um tratamento para manter seus olhos saudáveis e impedir que a sua visão seja afetada.

As abordagens principais utilizadas para tratar os olhos secos incluem a adição de lágrimas, a conservação de lágrimas, o aumento da produção de lágrimas e o tratamento da inflamação das pálpebras ou superfície do olho que contribui para os olhos secos.

Casos mais amenos de olhos secos muitas vezes podem ser tratados usando-se soluções de lágrima artificial. Estas podem ser usadas sempre que necessário para complementar a produção de lágrima natural. Soluções de lágrimas artificiais sem conservantes são recomendadas pois elas contêm menos aditivos que podem irritar ainda mais os olhos. No entanto, algumas pessoas podem ter os olhos secos persistentes que não respondem a lágrimas artificiais.

Colírios que ajudam a aumentar a produção de lágrimas podem ser recomendados por seu oftalmologista, bem como ômega-3, ácidos graxos e suplementos nutricionais.

Para ajudar a diminuir a inflamação ao redor da superfície dos olhos, podem ser prescritos colírios ou pomadas, compressas quentes e massagem ou produtos de limpeza palpebral.

Se você está apresentando algum desses sintomas, entre em contato conosco pelo telefone abaixo e agende uma consulta.

Temos profissionais qualificados para diagnosticar o olho seco e prescrever o tratamento mais adequado.