Clínica-Benchimol-Logo

Copacabana

Av. N. Sra de Copacabana,
680 / 5º andar

Campo Grande

Rua Ivo do Prado,
79 / 6º andar

Telefone

(21) 3816-7000

WhatsApp

(21) 98560-1000

Olhos vermelhos: o que pode ser?

Blog

Você está com os olhos vermelhos e não sabe o que pode ser?

n

Nossa primeira dica é: fique tranquilo. Raramente é sinal de algo grave. Mais abaixo comentamos quando o quadro exige maiores cuidados.

n

A segunda observação é que se trata de uma manifestação relativamente comum. Afinal, os nossos órgãos de visão são muito vascularizados e sensíveis. Quando eles são afetados, por exemplo numa inflamação, é bem possível que os vasos se dilatem e isso aconteça.

n

Para que você conheça algumas das prováveis causas e saiba o que fazer, nós, da Clínica Benchimol, preparamos este artigo.

n

Continue aqui com a gente e veja:

n

· Quando buscar a ajuda do oftalmologista em caso de olhos vermelhos?

n

· Que inflamações e doenças deixam os olhos vermelhos?

n

· Recomendações finais da Clínica Benchimol para você

nn

Quando buscar a ajuda do oftalmologista em caso de olhos vermelhos?

n

O que você tem é um problema pontual? Uma vermelhidão momentânea, passageira?

n

Nesse caso, pode ser:

n

· um cisco

n

· uma noite mal dormida

n

· lentes de contato sem a correta higiene

n

· muito tempo de exposição às telas

n

· contato com cloro ou fumaça

n

Mas, se o incômodo durar por mais de dois ou três dias sem qualquer sinal de regressão, é possível que seja inflamação ou até uma doença oftalmológica. Isso pede cuidados e, claro, uma visita ao médico especialista.

n

A urgência em procurar o oftalmologista aumenta se, além da vermelhidão:

n

· seus olhos têm secreção purulenta

n

· você usa remédios anticoagulantes

n

· há suspeita de abrasão da córnea

n

· você perceber os sinais descritos abaixo no item “glaucoma de ângulo fechado”

nn

Que inflamações e doenças deixam os olhos vermelhos?

n

É comum que as pessoas remetam olhos vermelhos logo à conjuntivite. É o caso mais comum. Mas também podem ser outras doenças e inflamações.

n

Conheça algumas das hipóteses e o que elas provocam.

n

1) Conjuntivite: trata-se de uma inflamação na conjuntiva do olho. A origem pode ser viral, bacteriana ou até alérgica por conta de poeira ou de maquiagens, cosméticos e outros agentes químicos. Costuma provocar ainda coceira e secreção.

n

2) Terçol: também é uma inflamação, mas acontece nas pálpebras, gerando uma espécie de carocinho. É normal que a pessoa perceba outros sinais, como: coceira, secreção amarelada, lacrimejamento e sensibilidade muito grande à luz.

n

3) Blefarite: bem semelhante ao terçol, mas ainda deixa o paciente com pequenas crostas que incomodam na hora em que ele acorda e abre os olhos.

n

4) Uveíte: mais uma inflamação, dessa vez, na camada média do globo ocular (chamada úvea). Junto com o principal sintoma comentado neste artigo, a pessoa sente dor e tem grande sensibilidade à luz, além de problemas no campo de visão – com imagens turvas e presença de moscas volantes escuras.

n

5) Síndrome do olho seco: costuma acometer quem passa muito tempo diante das telas. O que acontece é que o olho recebe menos lubrificação natural, o que aumenta o atrito das pálpebras. A região fica inflamada, irritada e vermelha, gerando um incômodo extra, como se ali existisse um corpo estranho.

n

6) Pterigio: é uma lesão que surge na conjuntiva e segue – com aparência de tecido avermelhado – em direção à pupila. Entre os incômodos, o paciente pode ter ainda: sensibilidade à luz, lágrimas, ardência, sensação de corpo estranho nos olhos e visão turva.

n

7) Hemorragia subconjuntival: acontece quando pequenos vasos sanguíneos da conjuntiva se rompem. O sangue fica retido ali, provocando as manchas vermelhas. É possível que a pessoa sinta também irritação e tenha a sensação de que existe um corpo estranho nos olhos.

n

8) Glaucoma de ângulo fechado: deixamos este para o fim para dar destaque. É o caso mais urgente e é importante que o paciente busque ajuda médica o quanto antes. Caso contrário, em poucas horas a pressão intraocular pode subir a ponto de comprometer o nervo óptico e levar à cegueira irreversível. Para facilitar a identificação, outros sinais que podem aparecer são:

n

· dor forte nos olhos

n

· lágrimas

n

· perda da acuidade visual

n

· dilatação da pupila (que também se torna fixa)

n

· Córnea turva

n

· Edema da córnea

n

· Percepção de luzes intensas com um halo em volta

nn

Recomendações finais da Clínica Benchimol para você

nn

Se você reparar bem,em geral, os quadros acima têm sintomas muito semelhantes.

n

E essa é mais uma razão para reforçar conselhos básicos da área da saúde. Procure sempre um especialista, não tente adivinhar o diagnóstico, não se automedique. Afinal cada caso pede um tratamento específico.

n

Para identificar o que você tem – se estiver com os olhos vermelhos –, um exame muito eficiente é o da lâmpada de fenda, feito por um oftalmologista.

n

Agende uma consulta e, antes disso, não use nem colírios. Siga apenas as medidas usuais de higiene.

n

Sempre que precisar, nós, da Clínica Benchimol, estaremos à disposição e teremos prazer em orientá-lo e resolver o seu problema ocular.

n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

Agende uma consulta

Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira
das 08:00h às 18:00h
Sexta-feira das 08:00h às 15:00h