Sobre nós
Conheça a nossa história
A história da Clínica de Olhos Benchimol se confunde com a história da família Benchimol.
Desde o século XIX, na cidade de Tanger, no Marrocos, a família Benchimol já estava ligada à medicina, tendo construído um hospital com o seu nome, Hospital Benchimol. Meu avô, Isaac Israel Benchimol, nascido no Brasil, educado em Tanger, exercia, no interior do Amazonas, atividade de farmacêutico, contador, etc.
Com o final do ciclo da borracha, meus avós se estabeleceram em Manaus, e meu pai, Raphael Benchimol, foi estudar medicina na Bahia, na primeira Faculdade de Medicina do Brasil.
Formado em 1946, veio ao Rio, onde prestou concurso para médico da Aeronáutica. Obtendo a primeira colocação, iniciou sua carreira de médico oftalmologista.
Fez vários cursos no exterior, estabeleceu as bases para a seleção de pilotos, descobriu uma alteração ocular conhecida como "Síndrome da pré-miopia".
Trabalhou com o Dr. Ramon Castrovierro, grande cirurgião e inventor de diversas técnicas e de instrumentos utilizados até hoje.

Meu pai foi portanto uma fonte de inspiração para mim, influenciando-me a ser cirurgião oftalmologista especializado em catarata. Com o estímulo e o apoio de minha mãe, Donna Benchimol (artista plástica), ele abriu um consultório em Copacabana, onde estamos até hoje com expansão em diversos andares e com mais de vinte salas.
Nossa Clínica estabeleceu, em 1988, o primeiro Centro Cirúrgico exclusivo para oftalmologia, não hospitalar. Hoje, formamos uma equipe de vinte e três médicos, sendo oito deles da família Benchimol.
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
Em 2014, inauguramos uma filial da Clínica no bairro de Campo Grande com o objetivo de levar a excelência em serviços médicos de oftalmologia para os moradores da zona oeste do Rio de Janeiro.
Tendo como base o estudo constante e as atualizações permanentes em congressos nacionais e internacionais, nós assumimos o compromisso de servir mais e melhor a todas as pessoas.
Sergio Benchimol
Diretor Presidente e Cirurgião Chefe